Descupinização de madeira seca

Com certeza você já ouviu falar de alguém que teve problemas com cupins em casa. Sendo em pequena proporção, como um livro, ou algo grande, como uma estante, os cupins de madeira seca são devoradores insaciáveis.

Partindo do princípio que os cupins são ávidos por celulose (não exatamente por madeira, mas estas são as que melhores se adaptam à sua dieta), tudo que contenha esse nutriente é altamente cobiçado por eles.

Qualquer imóvel, é um potencial “supermercado” para milhares de cupins. A questão é que eles não compram nada, apenas destroem o que veem pela frente.

Os cupins de madeira seca são aqueles que são especialistas em destruir os nossos quadros favoritos, mesas e cadeiras de madeira e a nossa mobília que temos tanto carinho. Essa espécie de cupim é potencialmente danosa, pois se espalha rapidamente numa peça específica de madeira e a compromete com extrema facilidade.

O lado bom é que eles possuem muito mais dificuldades de se espalhar pela casa, diferentemente dos cupis de solo ou ainda, os cupins coleópteros. As suas particularidades são bem específicas, nos auxiliando e muito a identificá-los. É importante conhece-las para saber o que fazer para se proteger. Vamos lá?

Conhecendo o cupim de madeira seca

Diferente das outras espécies, os cupins de madeira seca não buscam por ambientes úmidos. A grande característica que lhe é peculiar é justamente se abrigar em locais e em peças de madeira que lhes ofereça, além de comida, um ambiente seco.

Assim, os cupins de madeira seca constroem as suas colônias no interior das peças de madeira, fazendo delas abrigo e um farto banquete por um longo período.

Outra grande diferenciação desta espécie de cupim é que, ao adentrarem de forma sorrateira na sua casa, por exemplo, eles estão basicamente condenados à morte, pois eles não têm a mesma estratégia de sobrevivência dos cupins subterrâneos, que percorrem grandes distâncias sempre em busca de novas fontes de alimento. Assim, no momento em que a peça se deteriora por completo, aquela colônia não tem mais meios de subsistência.

Outro ponto que vale destacar é o principal sinal de uma infestação de cupins de madeira seca numa dada estrutura de madeira, que é aquele pó de madeira próximos ao móvel. Esse pó, na verdade, são as fezes dos cupins, que eles retiram do interior da colônia para bloquear a entrada de inimigos naturais, além de desobstruírem os caminhos internos da colônia.

Por fim, a espécie prospera também por conta dos cupins alados, que deixam a colônia para explorar novos territórios. Nas épocas mais quentes, como de praxe, os cupins alados promovem as já conhecidas revoadas, que é justamente o momento que mais devemos ter atenção com a chegada desses insetos nas nossas casas.

Como controlar cupins de madeira seca?

A descupinização preventiva é a nossa maior aliada para evitar os ataques dos cupins, sejam eles de qual espécie for. Entretanto, alguns cuidados podem ser tomados por nós mesmos de modo a diminuir as possibilidades de sucesso dos cupins de madeira seca como;

1-Checar molduras, mobílias e outras peças de madeira com alguma frequência;

2-Procurar pelo “Pó de madeira” próximos ou no interior de móveis;

3-Vistoriar e limpar periodicamente o interior dos armários;

4-Identificar por falhas não naturais na peça de madeira;

5-Envernizar os móveis.

É importante ressaltar que essas medidas são preventivas, mas não garantem a proteção integral que você, a sua família e o seu imóvel merecem. As infestações acontecem e muitas vezes podem fugir do nosso controle.
Se for o caso, entre em contato com conosco e tire suas dúvidas. Contrate apenas os serviços de uma empresa que pode garantir que a sua casa está realmente protegida. Visita técnica e orçamento grátis (11) 4935-8977